Comunicação:  “Cinematografia tocantinense: Uma pesquisa sobre suas obras e seu legado”, Uma pesquisa de Elisângela Dantas

No dia 26 de Setembro de 2025, a pesquisadora Elisângela Dantas apresentará a sua pesquisa sobre a “Cinematografia tocantinense: uma pesquisa sobre suas obras e seu legado” em uma comunição durante a cerimônia de premiação do CINETOCA – O Grande Prêmio do Cinema Tocantinense. O evento acontecerá em Palmas/TO no CineSesc da Região Norte, a partir das 19h.

Resumo da pesquisa:

O objetivo da pesquisa é reunir e mapear todas as obras produzidas no Estado do Tocantins no sentido de dar visibilidade e valorização da cinematografia que tem sido produzida ao longo de trinta anos de produção. Neste sentido, a nossa pesquisa terá como foco principal a cinematografia tocantinense. 

Ao falar em cinematografia é importante destacar que é uma das principais áreas da produção cinematográfica, responsável por capturar imagens em movimento e criar uma linguagem visual que transmita a mensagem desejada pelo diretor. É uma combinação de arte e técnica, que envolve o uso de câmeras, lentes, iluminação e composição para criar uma estética visual única em um filme. Cada território tem sua cinematografia, e esse será o detalhe da nossa pesquisa. Mesmo sendo muito jovem, o Estado do Tocantins tem uma produção significativa de curtas, médias e longas-metragens realizadas, obras que estão participando de festivais fora do Brasil, potencializando a produção local. Neste sentido o projeto de pesquisa “Cinematografia tocantinense: uma pesquisa sobre suas obras e seu legado”, irá além de identificar as peculiaridades de produção do Estado do Tocantins, irá buscar catalogar e apresentar as características dessa cinematografia existente, bem como as variadas filmografias, no sentido de auxiliar pesquisadores, estudantes e cineastas locais. A proposta de pesquisa reúne todas as suas informações no sentido de respaldar aqueles que se interessam pela cinematografia produzida no próprio estado. Um espaço para que o público e estudantes de cinema e audiovisual possam acessar informações sobre filmes, história do cinema tocantinense, cineastas, profissionais do audiovisual, quais foram as primeiras salas de cinema, primeiros cineastas, festivais e mostras realizados, enquanto pesquisa.

Pesquisar sobre esses profissionais para falar um pouco de cada obra, dos aspectos cinematográficos, falar sobre os cineastas e as gerações de produtores é de grande importância no sentido de registro e patrimônio cultural da nossa história. Muitos filmes são produzidos e temos informações sobre os realizadores, sua relevância, porém não sabemos onde localizar determinada obra ao montar uma mostra ou festival de cinema. Precisamos conhecer quem é o cineasta tocantinense, como ele produz e quais meios de produção tem sustentado a história da produção regional. Neste processo de construção da identidade cultural, e principalmente desvelar como os filmes têm sido produzidos em todo o Estado do Tocantins.

Este projeto de pesquisa desenvolvido por Elisângela Dantas foi contemplado pelo EDITAL Nº 34/2024 – BOLSAS CULTURAIS/ Política Nacional Aldir Blanc- PNAB e do Governo Federal/ GABSEC/SECULT.

© Festiva cinetoca 2025 - Todos os direitos reservados